Plataforma ISEKP

O que é a Plataforma ISEKP

A Plataforma ISEKP (Enterprise Knowledge Platform) foi concebida pelo Instituto Stela para ser utilizada nos seus projetos de engenharia e gestão do conhecimento e também é licenciada para que outras organizações desenvolvam os seus próprios projetos aproveitando os recursos que essa plataforma possui.

Benefícios oferecidos

Pensada para transformar informação bruta em conhecimento estratégico, a solução ISEKP permite ao tomador de decisão ou ao analista de negócio explorar de maneira intuitiva o conhecimento organizacional usando gráficos, medidores, tabelas e relatórios. Para tal, a plataforma conta com os seguintes recursos:

Instrumento para a gestão do conhecimento

A Plataforma Stela Experta é um importante instrumento para gerir o conhecimento institucional e para isso conta com:

  • - Buscas semânticas
  • - Extração de indicadores estratégicos
  • - Relatórios analíticos contextualizados
  • - Sumários textuais analíticos automáticos
  • - Análise de redes sociais
  • - Extração de mapas conceituais com relações entre as temáticas de uma dada área de interesse e relações com seus diferentes atores e entidades
  • - Projeção de indicadores sobre mapas geográficos ou temáticos

Na Plataforma ISEKP, o tomador de decisão ou o analista de negócio da organização tem flexibilidade para criar novos indicadores e ajustar as regras e a semântica do negócio sem que para isso seja necessário que especialistas em TI tenham de realizar alterações no código da arquitetura da plataforma. Isso só é possível porque a plataforma adota o que denominamos como camada de ontologias, que se trata de um núcleo semântico que descreve os conceitos e as regras do negócio da organização.

Essa “camada” também descreve a forma com que as ferramentas de apoio à decisão e engenharia do conhecimento disponíveis na plataforma devem apresentar as informações para quem as utiliza, tudo isso com técnicas avançadas de inteligência artificial.

Essas ferramentas contam com uma infraestrutura de serviços de conhecimento que possibilitam indexar, organizar e correlacionar informação, gerar textos automaticamente, gerir as ontologias da plataforma e acessar de forma transparente informação estruturada e não estruturada. Isto é, fontes estruturadas como bancos de dados, por exemplo, podem ser cruzadas com fontes não estruturadas, como documentos, e-mails, ordens de compra ou registro de contatos em callcenter, entre outras diversas possibilidades.

Apoio à gestão do conhecimento

A Plataforma ISEKP reúne recursos que antecipam as necessidades de informação e conhecimento que a organização possui e também recomenda recursos para uso de acordo com o perfil organizacional. A combinação de serviços de conhecimento apoia a gestão do conhecimento em organizações públicas e privadas, isto é, auxilia na manutenção da memória organizacional, na gestão por competências, na localização de especialistas, na gestão estratégica e na construção coletiva de conhecimento, e ainda instiga a inteligência competitiva e a inovação.

Vantagens na gestão do conhecimento

Memória organizacional

Com o uso da plataforma, a organização pode ordenar todos os seus ativos de informação, tais como documentos que produziu ou dados de repositórios internos e externos. A informação é rapidamente recuperada e pode ser analisada por ferramentas de busca e por indicadores estratégicos e redes relacionamentos entre pessoas, projetos e organizações.

Gestão por competências

A organização poderá gerir competências identificando lacunas por meio da classificação do perfil dos seus colaboradores. Essa classificação ocorre automaticamente pela análise de informações e de documentos produzidos pelos colaboradores. Todo o processo gera um mapa de competências na linha do tempo, o qual é vital para o planejamento estratégico.

Localização de especialistas

Por meio do mapa de competências, o analista de negócio pode localizar rapidamente um talento para uma determinada tarefa ou projeto, bem como a área responsável pelos recursos humanos da organização pode estabelecer ações de capacitação e contratação com o uso da mesma ferramenta.

Inteligência competitiva

A organização pode monitorar o mercado no seu segmento e ainda realizar análise de tendências, identificação e mapeamento de relacionamentos entre pessoas, projetos, organizações e outros temas de interesse.

Gestão estratégica

Recursos como buscas semânticas, confecção de relatórios de gestão, ferramentas de processamento analítico, painéis e mapas temporais possibilitam estruturar, analisar e monitorar o planejamento estratégico organizacional.

Construção coletiva de conhecimento

A Plataforma ISEKP oferece recursos valiosos para que a organização produza e estruture conhecimento de forma coletiva e colaborativa. Entre esses recursos estão buscas semânticas, indicadores, redes sociais e outros.

Inovação

Com a possibilidade do cruzamento de informações sintetizadas e contextualizadas pelo núcleo semântico da organização, é possível observar pontos que ainda não foram conectados, evidenciando novos horizontes de possibilidades, o que é imprescindível no processo inovador.

2015 Instituto Stela | contato@stela.org.br