Stela EXPERTA

A Plataforma Stela Experta foi desenvolvida para apoiar a gestão estratégica de informação curricular em instituições de ensino, pesquisa e inovação. Trata-se de uma ferramenta que integra os dados dos currículos Lattes de professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da instituição de modo a apoiar a implementação de políticas de gestão, além de possibilitar a contextualização desses dados de acordo com a nomenclatura utilizada por ela.

Diferenciais da Plataforma Experta

Visto que as instituições possuem as suas próprias questões referentes à produção intelectual, aos projetos de pesquisa que executam e ao perfil dos seus colaboradores, a Plataforma Stela Experta dispõe de um conjunto de sistemas que auxilia na busca às respostas para essas questões. Como a plataforma é licenciada com base no modelo SaaS, a instituição não necessita fazer investimentos em infraestrutura de TI.

Instrumento para a gestão do conhecimento

A Plataforma Stela Experta é um importante instrumento para gerir o conhecimento institucional e para isso conta com:

  • Gestão estratégica de informações curricularesGestão estratégica de informações curriculares
  • - Insumo para a política de gestão do conhecimento
  • - Localização de especialistas
  • - Encontrar especialistas: encontrar a pessoa certa para efetivar uma tarefa específica ou localizar quem conhece um especialista para efetivar uma tarefa.
  • - Identificar expertises: saber que informação ou habilidades especiais as pessoas possuem.
  • - Selecionar especialistas: escolher, em um conjunto de pessoas, as que possuem mais especificamente a expertise necessária para um determinado fim.
  • Apoio ao planejamento estratégico organizacional
  • - Instrumento top down na hierarquia de uso de informação

Principais características

A Plataforma Stela Experta é um importante instrumento para gerir o conhecimento institucional e para isso conta com:

  • - Gestão da produção C&T
  • - Indicadores qualitativos da produção baseados no Qualis da Capes
  • - Retirada semiautomática da redundância das produções
  • - Exportação de dados em diversos formatos de arquivo (ex.: Excel)
  • - Disponibilização de gráficos dos indicadores da produção e dos projetos de P&D e de busca textual com diversos filtros de pesquisa

Localização de expertises

A plataforma possibilita localizar pessoas a partir dos conhecimentos que possuem e do perfil de atuação em docência, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, estão disponíveis recursos como:

  • - resumé automático e do currículo Lattes complementado com informações institucionais;
  • - disponibilização de gráficos dos indicadores do perfil das pessoas selecionadas em uma consulta; e
  • - exportação dos dados para diversos formatos de arquivos (ex.: Excel)

Organização das informações curriculares

A plataforma organiza a informação curricular em três grupos de informações:

  • Pessoas:
  • Localização de pessoas
  • Análise de perfil curricular

  • Produção:
  • Localização da produção C&T
  • Análise do perfil da produção C&T da organização
  • Análise qualitativa da produção C&T

  • Projetos:
  • Localização de projetos
  • Análise do perfil dos projetos da organização

Plataformas Lattes e Stela Experta

A Plataforma Lattes é a maior fonte de referência sobre a atividade profissional e científica dos docentes, pesquisadores e alunos que atuam no Brasil. O então Grupo Stela (hoje Instituto Stela) concebeu e desenvolveu a Plataforma Lattes em parceria com o CNPq, que foi lançada em 1999 com grande sucesso.

O currículo Lattes fomenta as informações da Plataforma Experta. Para contextualizar o currículo no ambiente da instituição e assim disponibilizar novos indicadores e opções de consulta, a Plataforma Experta pode agregar-lhe informações fornecidas pela própria IES.

2015 Instituto Stela | contato@stela.org.br