PESQUISA, DESENVOLVIMENTO & INOVAÇÃO

O Instituto Stela é uma organização que fomenta parcerias entre universidades, empresas e governo. O Instituto Stela se propõe a ser um elo entre a universidade e as empresas. Como sua gênese ocorreu no meio acadêmico, a instituição possui as ferramentas e o know-how para efetivar essa aproximação.

Para tanto, um dos trabalhos dos pesquisadores é captar junto às empresas privadas e do setor público as demandas por produtos e serviços e, a partir dessa identificação, propor soluções inovadoras.

Com isso, é possível combinar os conhecimentos básico e aplicado nos setores acadêmico e tecnológico e torná-los úteis à sociedade. Os pesquisadores do Instituto Stela mantêm um forte vínculo com a academia. Seus doutores seniores fazem parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Além disso, vários colaboradores estão diretamente ligados à academia, seja por meio da participação em cursos de pós-graduação ou de graduação. O Instituto mantém ainda um programa de estágios para estudantes com instituições de ensino do Estado de Santa Catarina (incluindo UFSC, Univali, Barddal e Unisul). Em âmbito internacional, o Instituto mantém cooperação com instituições em diversos países.

Nesse contexto, a Unidade de Projetos do Instituto (UP), que realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação de tecnologias, tem como missão dar suporte na busca de oportunidades, na gestão do conhecimento, e nas pesquisas de novos projetos. Também é responsabilidade da Unidade criar sinergia com as demais unidades de negócios do instituto, tendo em vista a criação de soluções inovadoras. Para tal, a Unidade de Projetos conta com um núcleo de pesquisa e um núcleo de busca de editais e oportunidades – o Escritório do Propostas (EP).

Competências do Instituto Stela

A visão do Instituto Stela sempre esteve ligada à solução de problemas concretos da sociedade. Nesse processo foram sendo constituídas as competências internas, estimuladas e acrescidas pela própria formação e por projetos individuais dos pesquisadores do Instituto. Como a inovação sempre esteve presente nas ações e pesquisas do Stela, à medida que apareciam desafios, soluções eram encontradas e aprofundadas, desenvolvendo-se assim competências específicas. A própria origem acadêmica dos pesquisadores contribuiu para a definição dessa estrutura de trabalho. A partir da consolidação das competências de atuação do Instituto Stela, definiu-se um modelo de estrutura funcional que privilegia a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e de soluções nessas áreas. Os colaboradores do Instituto atuam em células conforme seus interesses e suas competências. Os projetos são executados por várias células, provendo as competências necessárias à realização dos objetivos. Essa estrutura operacional possibilita a contribuição de vários pesquisadores em um mesmo projeto, sempre com o objetivo de atender à necessidade do cliente ou o objetivo do trabalho que está sendo executado como, por exemplo, na criação de um novo produto.

A atuação do EP ocorre desde a compreensão do espaço do problema do cliente, e pode continuar na concepção de pesquisas para desenvolver soluções de sistemas de software dinâmicos e complexos (sistemas de gestão estratégica de informação e conhecimento). O EP desenvolve suas atividades em parceria com as outras unidades de negócio, tendo em vista o reuso de módulos, técnicas e métodos do Instituto Stela, bem como o desenvolvimento das documentações de pesquisa dos projetos da unidade. A figura ao lado simboliza a atuação do EP no Instituto Stela.

ONDE ESTAMOS?

Basicamente, a Unidade de Projetos, desenvolve atividades em quatro características que conferem a organização o papel de ator de um sistema de ciência, tecnologia e inovação. São elas: Conteúdo, Competências, Colaboração e Composição (4Cs).

  • Conteúdo: apesar de ter como produto final plataformas técnológicas, o instituto não se propõem unicamente a desenvolver software. Todos os produtos do IS foram criados a partir de pesquisas tecnológicas e científicas avançadas. Diante dessa caracerística, a UP produz o conteúdo das pesquisas dos novos projetos do instituto, tendo em vista a transferência de conhecimento para clientes ou para a sociedade.
  • Competências: a principal competência da UP está em compreender rapidamente o funcionamento de ambientes complexos e propor possíveis soluções, considerando a estratégia organizacional, a missão, a cultura e os mecanismos inerentes ao contexto do problema de um cliente. Dessa forma a unidade atua como um Hub onde competências são unidas tendo em vista a solução de problemas inéditos.
  • Colaboração:os projetos da Unidade de Projetos são desenvolvidos em colaboração com as demais unidades de negócio do instituto. Atividades de coprodução e cocriação são fundamentais para a o desenvolvimento dos projetos nesta unidade, por isso, alguns projetos são também realizados com o apoio de parceiros que agregam suas experiências nos mais diversos domínios de atuações dos clientes.
  • Composição:a unidade de projetos reúne as competências, as pessoas e as tecnologias necessárias para a composição customizada de soluções complexas e inovadoras, tendo em vista o ganho de escala, baixo custo para o cliente e sustentabilidade.

Sistemas de conhecimento

A competência do Instituto Stela na engenharia e gestão de ativos de conhecimento inclui o desenvolvimento de ferramentas de business intelligence, que geram indicadores estratégicos para a tomada de decisão com flexibilidade para acomodar mudanças nos processos e na estratégia da organização. Mecanismos avançados de busca sugerem o refinamento de parâmetros de pesquisa para maximizar a efetividade dos resultados. Ferramentas de geração automática de texto transformam a informação parametrizada de bases de dados em texto em linguagem natural, adequado à leitura por pessoas. Ferramentas de análise de redes descobrem conhecimento novo não evidente nas complexas malhas de relacionamento. Ontologias de domínio e outros padrões para representar a informação dão suporte à construção de sistemas e plataformas de informação e conhecimento.

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