Professores da UFSC, UDESC e pesquisadores da Fundação Araucária e do Instituto Stela ganham o 1o lugar no Prêmio de Excellence Awards no 9th Knowledge Management and Intellectual Capital Conference (ECKM).
O trabalho tem o título Fostering Innovation Ecosystems Through Knowledge Coproduction: The case of NAPI Program in Paraná, Brazil apresenta o projeto de concepção, desenvolvimento e aplicação da Plataforma i-Araucaria, criada para apoiar a Fundação Araucaria no planejamento e fomento de CTI no Estado paranaense.
A Plataforma digital criada tem base na plataforma Inteligentia do Instituto Stela, que dispõe de diversos sistemas de informação para apoio a tomada de decisão e correção de comunidades. A concepção dos processos de coprodução para CTI tem a autoria dos pesquisadores da Fundação Araucária e do Programa de Pos-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (EGC).
O prêmio é resultado do reconhecimento tanto pela aplicação de ferramentas e princípios da Gestão do Conhecimento como pelo impacto dos NAPIS – nome dado pela Fundação Araucária para os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação promovidos pelo uso da Plataforma.
Como apresentado pelo Diretor da Fundação Araucária e Prof colaborador do EGC, Márcio Spinoza, outros 14 estados já se manifestaram com interesse em utilizar a solução em suas FAPs.
Para o EGC, segundo o Prof. Roberto Pacheco, coordenador e coautor do trabalho, o prêmio também representa um reconhecimento internacional para as pesquisas realizadas no Programa.